Os tempos são sempre bons, por isso vou me eximir da expressão "bons tempos aqueles"... tão corriqueira quando o saudosismo fala mais alto e nos vemos, de relance, de volta no tempo.
Pensamos e agimos de acordo com o momento atual, pelo menos deveríamos. E os novos tempos para nós professores, vem conectado, plugado, anexado à uma infinidade de recursos e aparato tecnológico.
O giz, o quadro, os livros e as carteiras enfileiradas continuam a fazer parte da nossa realidade (e ainda vão por um bom tempo) mas a elas, se juntaram outros recursos e com estes recursos, novas possibilidades.
O novo mundo da comunicação e informação nos convida a fazermos um up grad, inovarmos, descobrirmos e criarmos novas e interessantes possibilidades de exercermos nosso ofício. Ensinar.
Ensinar com as tecnologias, ensinar para as tecnologias. É mais fácil e recomendável que nos tornemos aliados das novas mídias e tecnologias presentes na sociedade hoje, nas mãos e cabeças de nossos alunos, mesmo os mais novos. Ir contra elas é assinar uma sentença de morte, é condenar-se a si mesmo ao passado, ao ostracismo, é ser claramente taxado de jurássico e o passo seguinte será te rotular, classificar e jogar na coluna dos resistentes, tradicionais. Quando você menos espera, já será membro honorário do time do contra, a ultima resistência.
Trabalhar com mídias e tecnologias pode e deve ser uma atividade gostosa, lúdica. Aprender é uma qualidade nata que nós educadores desenvolvemos, aprimoramos, nos nossos anos de experiências. E de experiências nós entendemos. Tudo a nossa volta é ponto de partida para introduzirmo algo novo aos alunos. O vento que invade a janela, a forma dos objetos, o tamanho e peso dos alunos....
Então... Por que temer o computador e demais tecnologias? Todos estes recursos são máquina, programadas por nós e, portanto, limitadas. Nós podemos ir além, fazer de novo e diferente.
Aceita o desafio?
Vamos fazer juntos uma nova educação, aproveitando o melhor dos dois mundos, nós educadores e todas estas maravilhas tecnológicas colocadas à nossa disposição.
Conte comigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário